Para iniciarmos com o sistema de exemplo, vamos entender melhor como o mesmo vai funcionar:
Teremos 6 arquivos no projeto:
main.h e main.cpp
Nesses dois arquivos teremos a aplicação em si, ou seja, a declaração (main.h) e implementação (main.cpp) de wxApp.
framep.h e framep.cpp
Nesses dois arquivos teremos o formulário que irá controlar a aplicação, neste formulário teremos os seguintes widgets:
1 wxGrid que exibirá a lista com os dados existentes no database.
2 wxStaticText's que exibirão os nomes dos campos para inserção e edição.
2 wxTextCtrl's onde iremos digitar os dados para inserção e edição.
3 Botões, sendo um para limpar os campos, um para salvar os dados e um para excluir os dados.
sqlitef.h e sqlitef.cpp
Nesses dois arquivos iremos criar as funções que irão fazer o controle do banco de dados.
O que iremos aprender aqui:
Como criar uma banco de dados em sqlite3 usando wxWidgets e wxSqlite3.
Abrir um banco de dados em sqlite3.
Criar tabelas em um banco de dados sqlite3.
Fazer operações de edição, inserção e exclusão em um banco de dados sqlite3 usando dados provenientes de um wxTextCtrl.
Fazer operação de seleção em um banco de dados sqlite3 e exibi-los em wxGrid.
O que você já precisa saber:
Você deve conhecer o básico de SQL e de wxWidgets, além de ter todas as dependências explicadas anteriormente (wxWidgets, sqlite3 e wxSqlite3).
Neste tutorial eu irei explicar utilizando uma plataforma Linux (Ubuntu) e a IDE Code::Blocks, mas você poderá executá-lo no Windows.
No próximo tutorial iremos criar o projeto, e explicar o código fonte da interface.
Até a próxima.
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