Hoje vamos ver como inserir valores no banco de dados.
Primeiro, devemos entender como o processo de inserção será feito pelo programa:
Existem dois campos do tipo wxTextCtrl no wxFrame que controla a aplicação, nós pegaremos os valores dessas caixas de texto, veremos primeiro se o nome está em branco e se a idade realmente é um número, se as duas afirmações forem verdadeiras executamos a função que insere os valores no banco de dados, se não, cancelamos a função e avisamos o usuário que os dados estão incompletos ou errados.
Mas vamos lembrar uma coisa, quando clicamos no botão salvar, podemos ter uma ação de inserção ou de edição, para isto, temos a variável de controle chamada ID, que criamos no frame principal, veja que ela inicia com o valor -1, então, sempre que tivermos este valor, a ação será de inserção.
Vamos lembrar como ficaria o código SQL para inserirmos um valor na nossa tabela contatos:
INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES(NULL, 'NOME DO CONTATO', 1);
Vejam que uso apóstrofo entre valores do tipo VARCHAR, e passamos o ID que é chave primária como NULL.
O nome do contato, será o valor que foi digitado na caixa de texto Nome e sua idade será o valor que está na caixa de texto Idade.
Para fazer esta inserção vamos criar uma função que vai pegar estes dois valores e verificar se estão corretos e fazer a inserção, ficará assim:
Em sqlf.h digite:
sqlf.h
//Aqui escrevo uma função que vai receber o nome e a idade como parametros... void InsertInDB(wxString nome, wxString idade);
Agora vamos implementá-la em sqlf.cpp, digite:
sqlf.cpp
//Vamos Implementá-la
void InsertInDB(wxString nome, wxString idade)
{
//Primeiro vejo se o nome ou idade estão em branco
if(nome.IsEmpty() || idade.IsEmpty())
{
//Aviso ao usuário que algum dado está em branco:
wxMessageBox(wxT("Nenhum campo pode estar em branco!"));
//Cancelo a função...
return;
}
//Agora preciso ver se a idade é um número...
//Crio um long int
long int confere_idade;
//Tento converter a string idade em um número...
if(!idade.ToLong(&confere_idade))
{
//Se não conseguir, significa que ele não é um inteiro...
//Aviso o usuário...
wxMessageBox(wxT("O valor da idade (") + idade + wxT(") não é um número"));
//Cancelo a função...
return;
}
//Se chegamos até aqui, é porque tudo está correto...
//Vamos abrir o banco de dados:
wxSQLite3Database *db = OpenDB(GetExecPath() + wxT("/agenda.db3"));
//Agora vamos montar o sql para inserir os dados...
wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES(NULL, '");
SQL += nome + wxT("', ");
SQL += idade + wxT(");");
//Reparem que adiciono os apóstrofos apenas nos campos VARCHAR...
//Tenham muito cuidado quando montarem comandos SQL, para não adicionarem
//valores incorretos, como virgulas após o ultimo campo
//esquecerem-se de fechar parenteses, etc...
//uma maneira simples é fazer o seguinte...
//Escreva o comando todo SQL...
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, 'NOME', IDADE);");
//Agora adicione as variáveis no lugar dos valores com os sinais de concatenação:
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, ' + nome + ', + idade + );");
//Antes de cada + à esquerda da variável adicione ") e depois de cada + à direita da variável adicione wxT("
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, '") + nome + wxT("',") + idade + (");");
//Agora executo a função ExecuteUpdate, que vimos no tutorial anterior, passando como
//parâmetro a wxString SQL...
db->ExecuteUpdate(SQL);
//Fecho db...
CloseDB(db);
}
E pra finalizarmos, vamos chamar esta função no evento OnClickSalvar() do frame principal:
Veja que já adicionei a estrutura condicional para sabermos se está em edição ou inserção:
Em framep.cpp digite:
framep.cpp
//Aqui eu inicio a implementação do evento para salvar ou editar um registro...
void wxFramePrincipal::OnClickSalvar(wxCommandEvent& event)
{
//Vamos, primeiro, verificar qual operação será feita
//Inserção ou Edição
if(ID == -1)
{
//Se a variável ID for = -1, é porque estamos em inserção...
//Vamos pegar os valores do campo nome...
wxString get_nome = nome->GetValue();
//...agora pegamos a idade...
wxString get_idade = idade->GetValue();
//E passamos as duas como parâmetros para a função InsertInDB()...
InsertInDB(get_nome, get_idade);
}
else
{
}
}
Vamos testar a função, abrindo o terminal ou o prompt de comando do Windows:
Abra o banco de dados com o comando:
Agora abra o sistema e adicione alguns valores, veja que após inserirmos os valores, os campos continuam preenchidos, iremos alterar isto nos próximos tutoriais.
Agora volte para o terminal e faça uma seleção na tabela contatos:
Vejam que os registros já estão lá.
Dúvidas, deixem nos comentários.
Os arquivos alterados completos:
sqlf.h
Os arquivos alterados completos:
sqlf.h
//ARQUIVO DO BLOG - http://wxnewbie.blogspot.com //TUTORIAL wxWidgets + sqlite3 usando wxSqlite3 #ifndef SQLF_H_INCLUDED #define SQLF_H_INCLUDED #include <wx/wx.h> #include <wx/wxsqlite3.h> #include <wx/stdpaths.h> wxString GetExecPath(); //Nesta primeira função, iremos abrir um banco de dados indicado pelo //parâmetro caminho e retornar um ponteiro para wxSQLite3Database... //Se o banco de dados não existir, será criado um... wxSQLite3Database *OpenDB(wxString caminho); //Aqui iremos apenas fechar o mesmo... //Isto é necessário, pois liberaremos o arquivo para novos acessos... void CloseDB(wxSQLite3Database* db); //Esta função será usada para criar o nosso banco de dados //e também para criar a tabela contatos. //Ela será executada apenas uma vez... void CreateDBAgenda(); //Aqui escrevo uma função que vai receber o nome e a idade como parametros... void InsertInDB(wxString nome, wxString idade); #endif // SQLF_H_INCLUDED
sqlf.cpp
framep.cpp
//ARQUIVO DO BLOG - http://wxnewbie.blogspot.com
//TUTORIAL wxWidgets + sqlite3 usando wxSqlite3
#include "sqlf.h"
//Função para pegar o diretório da aplicação, já explicada no blog...
wxString GetExecPath()
{
wxString retorno;
retorno = wxStandardPaths::Get().GetExecutablePath();
retorno = wxPathOnly(retorno);
return retorno;
}
//Vamos implementar nossa função OpenDB...
wxSQLite3Database *OpenDB(wxString caminho)
{
//Aqui eu crio um ponteiro para um wxSQLite3Database chamado db...
//É ele que nós retornaremos na função...
wxSQLite3Database *db = new wxSQLite3Database();
//Aqui uso a função Open, passando como parâmetro o caminho para o banco de dados...
//O interessante aqui é vermos que se existir um banco de dados neste lugar a função
//irá abrir o mesmo, se não existir o banco de dados será criado...
db->Open(caminho);
//Vocês poderão ter um problema ao executar esta função, dizendo que Open possui mais de
//um parâmetro, se isto acontecer, basta usá-la desta maneira:
//db->Open(caminho, wxEmptyString);
//O segundo parametro seria a senha para o banco de dados,
//se estivessemos usando criptografia no mesmo...
//retornamos o db...
return db;
}
//Aqui vamos fechar a "conexão" com o banco de dados...
void CloseDB(wxSQLite3Database* db)
{
//Vemos se db é verdadeiro...
assert(db != NULL);
//Fechamos db com o comando Close();
db->Close();
//Deletamos db da memória...
delete db;
}
void CreateDBAgenda()
{
//Primeiro, vamos pegar o diretório da aplicação mais o nome do banco de dados...
wxString conf_path = GetExecPath() + wxT("/agenda.db3");
//Agora vamos verificar se o arquivo já existe...
//Se existir, paro a execução da função...
if(wxFileExists(conf_path))
{
return;
}
//Se ele não existir crio um wxSQLite3Database com este caminho...
wxSQLite3Database *db = OpenDB(conf_path);
//Ok, agora criamos um sql com o comando de criação da nossa tabela
//CREATE TABLE contatos(
//ID INTEGER PRIMARY KEY,
//NOME VARCHAR(50),
//IDADE INTEGER
//);
//Vamos adicionar isto em uma wxString
wxString SQL = wxT("CREATE TABLE contatos(\n");
SQL += wxT("ID INTEGER PRIMARY KEY,\n");
SQL += wxT("NOME VARCHAR(50),\n");
SQL += wxT("IDADE INTEGER\n");
SQL += wxT(");");
//Agora vamos usar ExecuteUpdate para executar este SQL...
//Usamos ExecuteUpdate para criarmos tabelas, views, triggers...
//Inserir registros no banco de dados...
//Editar registros no banco de dados...
//Excluir registros no banco de dados...
//Não use ExecuteUpdate para seleções...
db->ExecuteUpdate(SQL);
//Fechamos a conexão com o banco de dados...
CloseDB(db);
}
//Vamos Implementá-la
void InsertInDB(wxString nome, wxString idade)
{
//Primeiro vejo se o nome ou idade estão em branco
if(nome.IsEmpty() || idade.IsEmpty())
{
//Aviso ao usuário que algum dado está em branco:
wxMessageBox(wxT("Nenhum campo pode estar em branco!"));
//Cancelo a função...
return;
}
//Agora preciso ver se a idade é um número...
//Crio um long int
long int confere_idade;
//Tento converter a string idade em um número...
if(!idade.ToLong(&confere_idade))
{
//Se não conseguir, significa que ele não é um inteiro...
//Aviso o usuário...
wxMessageBox(wxT("O valor da idade (") + idade + wxT(") não é um número"));
//Cancelo a função...
return;
}
//Se chegamos até aqui, é porque tudo está correto...
//Vamos abrir o banco de dados:
wxSQLite3Database *db = OpenDB(GetExecPath() + wxT("/agenda.db3"));
//Agora vamos montar o sql para inserir os dados...
wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES(NULL, '");
SQL += nome + wxT("', ");
SQL += idade + wxT(");");
//Reparem que adiciono os apóstrofos apenas nos campos VARCHAR...
//Tenham muito cuidado quando montarem comandos SQL, para não adicionarem
//valores incorretos, como virgulas após o ultimo campo
//esquecerem-se de fechar parenteses, etc...
//uma maneira simples é fazer o seguinte...
//Escreva o comando todo SQL...
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, 'NOME', IDADE);");
//Agora adicione as variáveis no lugar dos valores com os sinais de concatenação:
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, ' + nome + ', + idade + );");
//Antes de cada + à esquerda da variável adicione ") e depois de cada + à direita da variável adicione wxT("
//wxString SQL = wxT("INSERT INTO contatos(ID, NOME, IDADE) VALUES (NULL, '") + nome + wxT("',") + idade + (");");
//Agora executo a função ExecuteUpdate, que vimos no tutorial anterior, passando como
//parâmetro a wxString SQL...
db->ExecuteUpdate(SQL);
//Fecho db...
CloseDB(db);
}
framep.cpp
//ARQUIVO DO BLOG - http://wxnewbie.blogspot.com
//TUTORIAL wxWidgets + sqlite3 usando wxSqlite3
#include "framep.h"
#include "sqlf.h"
wxFramePrincipal::wxFramePrincipal():wxFrame(NULL, wxID_ANY, wxT("Teste Tutorial Sqlite3"))
{
//Altero a cor do background do Frame
this->SetBackgroundColour(*wxWHITE);
//Meu BoxSizer Principal...
wxBoxSizer *boxp = new wxBoxSizer(wxVERTICAL);
//Inicio a construção do grid...
lista_contatos = new wxGrid(this, ID_GRID);
//Começo com 0 linhas e 3 colunas, lembre-se que o número de colunas deve ser igual ao numero de campos
//Da view que iremos carregar ou do comando select que iremos carregar...
lista_contatos->CreateGrid(0, 3);
//Aqui altero o valor dos rótulos de cada coluna...
//Nunca se esqueça, o vetor começa em 0, tanto para colunas como para linhas...
lista_contatos->SetColLabelValue(0, wxT("ID"));
lista_contatos->SetColLabelValue(1, wxT("Nome"));
lista_contatos->SetColLabelValue(2, wxT("Idade"));
//Altero a largura padrão do rótulo da linha para 25px...
//Altero a altura padrão do rótulo da coluna para 25px...
lista_contatos->SetRowLabelSize(25);
lista_contatos->SetColLabelSize(25);
//Desabilito a edição dos valores no grid, a alteração de valores será feita
//pelos wxTextCtrl's
lista_contatos->EnableEditing(false);
//Adiciono o grid no BoxSizer principal...
boxp->Add(lista_contatos, 1, wxEXPAND, 0);
//Aqui eu adiciono um separador...
boxp->Add(0, 0, 0, wxALL, 10);
//Aqui crio um BoxSizer para arranjar os campos de preenchimento de valores...
wxBoxSizer *box_texts = new wxBoxSizer(wxVERTICAL);
//o rótulo para o campo nome...
label_nome = new wxStaticText(this, wxID_ANY, wxT("Nome"));
//adiciono o rótulo no box dos valores de preenchimento...
box_texts->Add(label_nome, 0, wxALL, 2);
//Faço o mesmo que fiz anteriormente para todos os outros campos...
nome = new wxTextCtrl(this, wxID_ANY, wxEmptyString ,wxDefaultPosition, wxSize(200, -1));
box_texts->Add(nome, 0, wxALL, 5);
label_idade = new wxStaticText(this, wxID_ANY, wxT("Idade"));
box_texts->Add(label_idade, 0, wxALL, 2);
idade = new wxTextCtrl(this, wxID_ANY, wxEmptyString ,wxDefaultPosition, wxSize(120, -1));
box_texts->Add(idade, 0, wxALL, 5);
//Aqui adiciono o box dos campos de preenchimento no box principal...
boxp->Add(box_texts, 0, wxLEFT, 40);
//Agora um box para arranjar os botões...
wxBoxSizer *box_btns = new wxBoxSizer(wxHORIZONTAL);
//Um separador...
box_btns->Add(0, 0, 0, wxLEFT, 40);
//Botão salvar...
salvar = new wxButton(this, ID_SALVAR, wxT("Salvar"));
//Adiciono ao box dos botões...
box_btns->Add(salvar, 0, wxALL, 5);
limpar = new wxButton(this, ID_LIMPAR, wxT("Limpar Campos"));
box_btns->Add(limpar, 0, wxALL, 5);
deletar = new wxButton(this, ID_DELETAR, wxT("Deletar"));
box_btns->Add(deletar, 0, wxALL, 5);
//Adiciono o box dos botões ao box principal...
boxp->Add(box_btns, 1, wxEXPAND, 0);
//"Digo" ao meu frame que o boxp é o box principal...
this->SetSizer(boxp);
//Aqui apenas faço com que tudo seja arranjado de maneira correta...
this->Layout();
//Seto o ID como -1 para saber que inicio em modo de inserção...
ID = -1;
}
//Aqui minha tabela de eventos declarada...
BEGIN_EVENT_TABLE(wxFramePrincipal, wxFrame)
//Veja que digo para cada evento, que o controle que estiver com
//determinado id, é o que será responsável por executá-lo
//No exemplo de salvar:
//Eu digo que é um evento do tipo EVT_BUTTON, ou seja, um evento executado por um botão...
//O botão responsável pelo evento é o que tiver o identificador: ID_SALVAR
//e o evento que ele vai executar é o OnClickSalvar...
//É muito importante o entendimento desta parte para não acontecer nada de errado...
EVT_BUTTON(ID_SALVAR, wxFramePrincipal::OnClickSalvar)
EVT_BUTTON(ID_LIMPAR, wxFramePrincipal::OnClickLimpar)
EVT_BUTTON(ID_DELETAR, wxFramePrincipal::OnClickDeletar)
//Quando você for criar um evento para grid's repare que alguns levam um CMD no nome e outros não...
//Se você estiver criando uma classe derivada de wxGrid, vc não usa o comando que contém o CMD
//Veja que este comando sem CMD como é o caso de EVT_GRID_CELL_LEFT_DCLICK (comando que é executado
//quando dou 2 cliques em uma célula) não recebe ID nenhum como parâmetro...
//agora se eu for executar o mesmo comando usando um wxGrid como controle no meu frame ou dialogo
//eu uso o comando com CMD como é o caso do evento abaixo...
EVT_GRID_CMD_CELL_LEFT_DCLICK(ID_GRID, wxFramePrincipal::OnDoubleClickCell)
END_EVENT_TABLE()
//Aqui eu inicio a implementação do evento para salvar ou editar um registro...
void wxFramePrincipal::OnClickSalvar(wxCommandEvent& event)
{
//Vamos, primeiro, verificar qual operação será feita
//Inserção ou Edição
if(ID == -1)
{
//Se a variável ID for = -1, é porque estamos em inserção...
//Vamos pegar os valores do campo nome...
wxString get_nome = nome->GetValue();
//...agora pegamos a idade...
wxString get_idade = idade->GetValue();
//E passamos as duas como parâmetros para a função InsertInDB()...
InsertInDB(get_nome, get_idade);
}
else
{
}
}
//Aqui o evento que vai limpar os campos...
void wxFramePrincipal::OnClickLimpar(wxCommandEvent& event)
{
//...Os comandos que usaremos aqui, será escrito depois...
}
//Aqui o evento quando eu clicar no botão deletar...
void wxFramePrincipal::OnClickDeletar(wxCommandEvent& event)
{
//...Os comandos que usaremos aqui, será escrito depois...
}
//Aqui o evento que será exxecutado
//quando eu der 2 cliques em uma célula...
void wxFramePrincipal::OnDoubleClickCell(wxGridEvent& event)
{
//...Os comandos que usaremos aqui, será escrito depois...
}
//Esta função eu vou usar para limpar os campos
//como eu precisarei fazer isto sempre que eu completar uma alteração
//vou escrever este código em uma função em separado...
void wxFramePrincipal::LimparCampos()
{
//...Os comandos que usaremos aqui, será escrito depois...
}
//Aqui vou conferir os campos para ver se o usuário digitou algo errado...
bool wxFramePrincipal::ConfereCampos()
{
//...Os comandos que usaremos aqui, será escrito depois...
return true;
}
No próximo tutorial, vamos exibir os valores inseridos no wxGrid.
Até a próxima.





0 comentários:
Postar um comentário